Meet Your Mixologist: Dulce Santos do Caos Augusta

By Gabriela Ramalho

Dulce Santos ficou conhecida por usar técnicas de gastronomia na criação e desenvolvimento dos seus drinks. Depois de trabalhar na Absolut Inn, Dulce foi parar no Caos Augusta onde, além de bartender, atua como gerente. No nosso bate-papo, ela falou sobre sua trajetória e sobre seus drinks preferidos. Veja a seguir.

Como você acabou decidindo seguir a profissão de bartender?
Dulce Santos: Eu tinha outra profissão, era psicóloga, e em um momento da minha vida, quando perdi meu pai, senti a necessidade de fazer algum tipo de trabalho freelance para incrementar a minha renda. Acabei arrumando emprego como garçonete em um bar. Algum tempo depois, de garçonete passei para o bar e me apaixonei pela noite. Aprendi a fazer alguns drinks e me apaixonei pela alquimia da coisa. Decidi largar a psicologia, que não me fazia feliz, e me dedicar à coquetelaria.

Como foi essa jornada?
D.S.: Foi difícil. As pessoas (amigos, familiares) pensavam que eu estava louca por largar a psicologia para trabalhar “à noite”. Outro problema enfrentado foi em relação a ser mulher. Não existem muitas bartenders, é uma profissão dominada por homens e, muitos deles, acham que mulheres não são capazes de ficar atrás do balcão, que mulheres servem apenas para ser garçonetes. Mas eu insisti, me preparei e conquistei meu espaço com muito trabalho e dedicação.

O que você leva em conta ao criar uma carta?
D.S.: Bom, cada cardápio novo demanda tempo, inspiração e criatividade. Primeiro, eu converso bastante com os proprietários do conceito da casa pra conseguir embarcar na ideia deles e, a partir daí, vou refinar minha própria inspiração. Levo em conta a estação do ano em que estamos e gosto muito de ingredientes frescos e naturais sempre.

Você criou alguns drinks com vodka aromatizada na Absolut Inn, o que isso agrega ao drink?
D.S.: As flavorizadas são difíceis de trabalhar. Ou melhor, é difícil sair do óbvio, do esperado, ao trabalhar com elas. Essa foi a minha intenção no cardápio da Absolut: sair do óbvio. Eu queria surpreender nos sabores dos cocktails. Explico: eu queria que o cliente experimentasse um aroma adocicado, mas provasse um sabor seco. Foi isso que eu fiz.

Qual drink você mais gosta?
D.S.: Eu adoro os cocktails mais secos e amargos. Costumo tomar Negroni, mas preparo um especial pra mim. Troco o vermuth rosso por aperol e fica super refrescante. É o meu preferido quando quero relaxar. Já de preparar, é a Margarita. A minha é super especial. Duplamente coada, na temperatura certa e com uma borda de sal bem feita.

Quais dos seus drinks você sugere aos nossos leitores?
D.S.: Eu convido todo mundo a vir experimentar minha Special Margarita no Caos Augusta. Estou lá de terça a sábado, das 20h às 2h da manhã. Também posso criar algo novo na hora pra quem preferir.

Tags:
  • http://www.facebook.com/BrunoDelRio Bruno Del Rio

    Safada!!!
    trabalhei no bar do Absolut Inn com ela e nao recebi o que era de direito!!

    Sabe nada de bebidas fora o antiprofissionalismo.

    Quem conhece pod falar!!